Prefeitura realiza plantio de 450 mudas de árvores nativas

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana realiza o plantio de mais 450 árvores nativas das espécies Chal-chal, açoita-cavalo, cedro, dedaleiro, guajuvira, ingá, branquilho e tarumã.

As árvores estão sendo plantadas, tanto nos passeios públicos como em canteiros, o que vai compor os espaços vazios existentes e gerar uma melhoria na qualidade do ambiente, além de espaços públicos como o Centro Esportivo do bairro Canelinha e Loteamento Renascer.

O prefeito municipal Constantino Orsolin acompanha os trabalhos de plantio realizados pela equipe da Secretaria de Obras e explica que essa ação, além do incremento de árvores, promove a urbanização de forma planejada. “Da forma como estamos fazendo o plantio, vamos evitar no futuro a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evitando ou diminuindo futuras ações de manejo para adequação dos espaços públicos. Além é claro, de deixar a nossa cidade mais bonita”, disse o prefeito.

Orsolin destaca a importância da colaboração da população para ajudar a fiscalizar e denunciar possíveis ações de vândalos. “Se por acaso vir alguém arrancando ou quebrando uma árvore dessas, por favor denuncie à polícia ou nos avise, para tomarmos as providências. Pode ter certeza que a sua identidade será preservada”, garantiu.

O Secretário do Meio Ambiente Jackson Müller salienta que aqueles que furtarem, destruírem ou danificarem árvores situadas em locais públicos podem ser multados, nos termos do artigo primeiro da Lei Municipal 4393/2019, assim como responder por crime ambiental, conforme o disposto no inciso I, do artigo 72 do Decreto Federal 6514/2008.

A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente, com atração de pássaros e outros animais importantes que atuam na polinização e qualidade ambiental.

As mudas foram doadas pela empresa Welter Empreendimentos e fazem parte do termo de compromisso 026/2018.

REVITALIZAÇÃO DO LARGO DOS TRÊS PODERES

A Prefeitura de Canela, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, também está realizando uma intervenção no Largo dos Três Poderes Prefeito Günther Siegfried Schlieper, área que fica localizada em frente aos prédios do Poder Judiciário, do Poder Executivo e do Poder Legislativo, na Rua Dona Carlinda. Foram remanejadas oito árvores da espécie exótica acer, que já estão plantadas no Centro Esportivo do Grande Canelinha. No largo as árvores remanejadas foram substituídas por canela fogo, uma espécie nativa que é símbolo do município.