Por que anunciar no Rádio?! Alguns motivos

  • por

Por Alexandre Curriel

O rádio está junto ao consumidor na hora da compra. Segundo pesquisa Marplan, o rádio é o veículo que está junto a 93% dos consumidores na hora que antecede a compra.

As pessoas passam mais tempo ouvindo rádio; em média três horas e 45 minutos por dia. Para convencer o consumidor, o comercial tem que ser ouvido várias vezes ao dia e o rádio é o veículo que ele mais ouve. Some a isto que as pessoas absorvem o que ouvem com mais facilidade do que o que veem, principalmente se sua mensagem estiver em forma de jingle.

O rádio tem o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro à tarde. Note que o rádio é imbatível justamente no horário em que as empresas e o comércio estão abertos, fazendo dele mídia obrigatória para quem quer efetuar uma venda.

Pesquisas do IBOPE confirmam que, as pessoas que fazem compras, passam 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo televisão e no rádio o consumidor não precisa estar olhando para o aparelho para ser atingido pela propaganda, ele pode estar fazendo outra coisa.

O rádio atinge os consumidores dos principais ramos de atividade com mais eficiência. Segundo pesquisa do IBOPE, o rádio atinge a quase totalidade dos consumidores dos principais ramos de atividade, em 15 dias.

O rádio é o único veículo que atinge o consumidor em qualquer lugar: começando o dia com o rádio-relógio, sendo companhia no café da manhã, no ônibus e no carro, a caminho do trabalho, no restaurante ou na lanchonete, na praia, na fazenda, ao lado, enquanto navega na Internet, pelo smastphone…

O rádio está em 99% das casas, e em 83% dos carros.

O horário nobre do rádio dura 13 horas, 6 horas da manhã até às 19 hora.

Só rádio acompanha o consumidor nas férias. As pessoas tendem a sair de casa durante a noite no verão, o que aumenta bastante a audiência do rádio neste horário. Só ele pode ir com o consumidor para os bares, as praças, a beira da praia… É um veículo especializado em acompanhar o consumidor aonde ele for, marcando presença nos melhores momentos da vida do seu cliente.

O rádio é o veículo de maior credibilidade. Todos os anos são realizadas pesquisas para aferir a credibilidade dos vários setores da sociedade junto ao público e todos os anos o rádio brilha. Ele é o segundo em credibilidade, logo atrás da Igreja, sete posições acima dos jornais e 17 posições acima da televisão. Ou seja: as pessoas acreditam muito mais no que é veiculado no rádio do que nos telejornais e isto refletem também na credibilidade de sua propaganda, aceita com mais facilidade.

Seu comercial de rádio pode mudar em menos de uma hora. Um bom comercial de rádio pode ser produzido e estar no ar em menos de uma hora.

Exemplo do poder do meio rádio:

Em 01 dia sozinho o rádio consegue cobrir 66% da população
Em 02 dias 78% da população
Em 07 dias 95% da população
Em 15 dias vai a 97% da população

Fonte: AlexandreCurriel.blogspot.com